Fazenda e Haras Terraboa

Numa área de três mil hectares no município de Araputanga, região oeste de Mato Grosso, a Fazenda e Haras Terraboa pertence ao Grupo Amper desde 1995, quando ainda era chamada Fazenda Araguari.
A fazenda Terraboa é especialmente voltada para recria e engorda de bois de cruzamento industrial da raça Nelora e Angus. O Grupo Amper conta ainda com mais três fazendas satélites para cria de uma média de 2.000 bezerros por ano, em cada uma delas.
Com a compra de outros 6.000 bezerros, a meta final de abate, quando concluído o projeto, será de 12.000 cabeças por ano, contando com 2.500 hectares de pasto e 1.000 hectares para produção de soja, milho, sorgo, silagem de milho e capim para feno. Toda a comida para a fabricação de ração será produzida na fazenda.

A Fazenda foi a primeira em Mato Grosso a obter o selo de exportação EuropGap, uma concessão para vender carne para os países da União Européia. Na Fazenda Terraboa é realizada ainda a sincronização de cios com IATF da vacada nelore e inseminação com sêmem de touros Angus (Aberdeen) no próprio laboratório da fazenda.
Há ainda uma área de 1.000 hectares de sistema silvo-pastoril com teca e projeto para ampliação para outros 1.000 hectares, sendo que estão plantadas 250 árvores por hectare. A fazenda está aguardando a finalização da obtenção da LAU para início de operação do semi-confinamento, uma vez que a fábrica de ração já está implantada.

Rancho Terraboa

Apostando no seguimento equestre, o Grupo Amper construiu em Cuiabá, a apenas oito quilômetros do centro da cidade, o Rancho Terraboa, um centro de treinamento e provas de laço, três tambores e baliza com premiação para diversos níveis, de infantil a profissional. Com uma estrutura imprecável, o local é apto para abrigar as melhores competições do país.

Suas duas pistas oficiais que possuem iluminação e sistema de irrigação e drenagem da mais alta tecnologia. Com direito a foto-sensor e cronômetro digital em local de excelente visualização, o público presente pode acompanhar com conforto as provas e o tempo dos cavaleiros e amazonas.

O Haras Terraboa possui 60 éguas Quarto-de-Milha em produção através da inseminação e transferência de embrião em laboratório próprio. Dois garanhões Quarto-de-Milha importados com linhagem privilegiada para provas de tambor, baliza, laço e apartação.

Há ainda um amplo centro de treinamento de doma e pista iluminada para treinamento e realização de provas, produção de feno para venda local e também em Cuiabá.

O Rancho Terraboa é também uma escola de equitação para crianças e adolescentes, com estrutura que compreende 60 baias espaçosas que podem ser alugadas. No Rancho ainda são realizados leilões de venda de animais próprios e de parceiros e serviço de doma.