USINAS EM OPERAÇÃO

No extremo norte do Estado de Mato Grosso, mais precisamente no curso do rio Braço Norte, estão localizadas as três Pequenas Centrais Hidrelétricas, ou PCH’s, nas quais o Grupo Amper tem participação: a Braço Norte II, Braço Norte III e Braço Norte IV.

PCH BRAÇO NORTE II

Localizada em Guarantã do Norte, MT, a PCH Eletram Eletricidade da Amazônia S/A teve início de suas operações em Abril de 1998. Sua potência total é de 11 MW e produz em média 69.445 MWh/ano.

Bacia: Amazônica
Sub-bacia: Tapajós
Produção de Energia Acumulada: 1.448.871 MW/h.

PCH BRAÇO NORTE III

Localizada também em Guarantã do Norte, MT, a PCH Guarantã Energética teve início de suas operações em Outubro de 2003. Sua potência total é de 14,16 MW e produz em média 80.605 MWh/ano.

Bacia: Amazônica
Sub-bacia: Tapajós
Produção de Energia Acumulada: 1.279.829 MW/h

PCH BRAÇO NORTE IV

Localizada em Novo Mundo, MT, a PCH Novo Mundo Energética teve início de suas operações em Agosto de 2007. Sua potência total é de 14 MW e produz em média 84.580 MWh/ano.

Bacia: Amazônica
Sub-bacia: Tapajós
Produção de Energia Acumulada: 1.008.551 MW/h.

Temos como um de nossos valores adotar práticas que colaborem com a preservação do meio ambiente. As PCH’s estão dentre os nossos investimentos que contribuem para um mundo melhor, o qual ficará para as gerações futuras.

Desde o início das operações reduzimos um total de 2 milhões de toneladas de CO2.

Acompanhe os números de cada usina abaixo.

PROJETO DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

Assim como em outros empreendimentos do grupo, as PCH’s foram construídas após um período de estudo, que resultou no Projeto de Compensação Ambiental, a fim de tornar os impactos à natureza local os menores possíveis.

Confira alguns projetos concluídos e em andamento.

1. Recuperação de Áreas Degradadas

2. Controle de Processos Erosivos

3. Controle de Qualidade da Água

4. Estação Experimental de Piscicultura – Repovoamento do Reservatório

5. Monitoramento da Ictiofauna do Reservatório

GALERIA DE FOTOS